sábado, 31 de julho de 2010

A Grande Ilha de Lixo, no Oceano Pacífico

O vórtice de lixo está localizado na área da Corrente Marítima do Pacífico Norte (ver mapa) e, segundo alguns cientistas, tem o tamanho do Estado do Texas. Segundo outros, sua área já estaria maior que os Estados Unidos. Os dimensões exatas são desconhecidas, e a concentração de detritos não pode ser fotografada por satélite, já que o material submerso não pode ser visto do espaço e a camada superior é constituída principalmente de partículas em suspensão, principalmente resíduos plásticos que sofrem fotodegradação, mas mantêm sua integridade molecular, ou seja, continuam sendo polímeros (e poluentes) em pequenas partículas espalhadas por larga extensão sobre a coluna de água.
Muitos destes plásticos acabam no estômago de animais marinhos (como tartarugas e peixes) e aves, chegando a provocar sua morte.
Além disso, os detritos absorvem poluentes orgânicos da água do mar. Eles podem ser comidos pelas águas-vivas, que são ingeridas por peixes maiores e têm grande possibilidade de chegar à mesa dos consumidores humanos.
O video abaixo foi produzido pela ABC News e não está legendado. Mas as imagens falam por si e não é preciso entender inglês para perceber a gravidade do problema.



Mapa: Wikipedia

Um comentário:

  1. Realmente esse é um problema terrivel, não imaginei que algo assim pudesse existir, é preciso que todos tomem consciência antes que seja tarde!

    ResponderExcluir