segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jogo educativo: ensinando matemática e sustentabilidade




Piaget afirmou e a experiência mostra que a criança aprende interagindo com o conhecimento.
Nesse espírito, surgiram muitos jogos educativos. Dentre eles, há alguns que abordam a classificação e seriação, importantíssimos na formação dos conceitos matemáticos.
Classificar é agrupar objetos considerando as suas semelhanças. Seriar é criar uma ordem baseada nas diferenças entre os objetos.
Isso geralmente é feito por meio de características visuais ou táteis, mas pode-se considerar quaisquer qualidades sensíveis, como sons e sabores, para criar os jogos.
A maioria dos jogos que encontramos na internet explora características visuais.
O jogo das garrafinhas PET que propomos aqui tem a vantagem de introduzir novas qualidades: além de cor e forma das garrafas, cores das tampas e tamanho, encontramos as ideias de cheio e vazio. Mas não é só isso. Há também as garrafas barulhentas e as silenciosas, graças a bolinhas de gude ocultas em duas das três garrafas cheias (veja o detalhe na imagem abaixo).
É tão fácil de fazer, que nem precisa de passo a passo. Foram usadas 6 garrafas PET de 600 ml, com variedade de cor, forma e cor de tampa. E todo o material, inclusive as tiras de papel, que são sobras de outros trabalhos, foi reciclado.
Dica importante: fixe as tampas com cola quente, evitando que as crianças abram e retirem o conteúdo - especialmente as bolinhas!!
Para ser usado no ensino infantil ou nos primeiros anos do fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário