terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Capitão Papapilhas, defensor do meio ambiente




As pilhas fazem nossos controles remotos e lanternas funcionarem, mas um dia sua carga acaba e é preciso substituí-las. Embora já se tenha as recarregáveis, pilhas descartáveis se tornaram um grande problema para o meio ambiente, pois trazem em sua composição metais pesados como o zinco, mercúrio e chumbo, que podem causar prejuízos à saúde dos seres humanos e dos animais.
Não se pode jogá-las no lixo comum, ou simplesmente largá-las por aí, num parque ou praça.
Se vão parar em lixões e aterros sanitários, elas vazam substâncias nocivas que podem contaminar o solo, os rios e os alimentos.
Pilhas usadas, hoje em dia, podem ser recicladas. Mas para isso, é preciso depositá-las no lugar certo. O Banco Real, por exemplo, disponibiliza coletores de pilhas e baterias em suas agências.
Bom, se você está pensando no que fazer com as pilhas velhas, veja essa ideia, que também visa educar as crianças para o hábito da reciclagem: é o Capitão Papapilhas, defensor do meio ambiente, um recipiente especialmente destinado a acondicionar esse lixo perigoso enquanto ele não vai para os coletores apropriados.
Você vai precisar de:
  • 1 garrafa PET lisa
  • Tesoura
  • Caneta hidrocor, pincéis e tinta para artesanato


Recorte a garrafa, separando a parte inferior e superior. Encaixe a parte superior por dentro da inferior.
Faça o desenho do Capitão Papapilhas pelo lado de fora, usando a caneta hidrocor. Depois, pinte pelo lado de dentro, usando a tinta e os pincéis. (Clique na imagem ao lado, que mostra como fica a parte interna.)
Pronto, agora é só começar a usar! Coloque as pilhas pela boca do Papapilhas e, quando for tirar o conteúdo, é só abrir pela parte de baixo.

Leia mais sobre os perigos associados ao descarte indevido de pilhas e baterias no portal Ambientebrasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário