domingo, 21 de março de 2010

Mana Bernardes: o design encontra a consciência ambiental e a cidadania




Lacres de alumínio, bolinhas de gude, PET e outros materiais revelam sua beleza nas peças da designer brasileira Mana Bernardes. O colar (acima) tem como base cartões telefônicos.
Todos os objetos que você encontra no site da artista são confeccionados por artesãos que ela mesma treina e, dessa forma, geram renda, além de promover a educação e a cidadania.
Em 2009, Mana e seus parceiros mergulharam no projeto Natal da Transformação, na cidade de Canoas/RS (abaixo), onde uma estonteante decoração, executada em PET por 90 artesãos, empregou mais de 200 mil garrafas obtidas por meio de campanhas de arredacação nas escolas municipais. Você pode ver o resultado no Flickr.

Um comentário:

  1. [20100322 Terræ Registra] Dia Mundial da Água 2010. A situação de abastecimento de água no SUDESTE é crítica. A escassez é realidade .População mobiliza-se em todo o país em exemplares ações cidadãs participativas de mobilização e reflexão em prol da água. , em Peruibe na baixada santista milhares de estudantes manifestam-se . Dentro da floresta nos cumes da Serra do Mar o Movimento em prol da Duplicação Sustentável da BR116 mobiliza-se para proteger as fontes de água ameaçadas por mais esta atitude imprudente. Por que não proteger a qualidade e quantidade destas águas serranas. Potencializar as águas ainda puras e fartas da Serra do Cafezal.... Serra do MAR é dever de todos!! É sabido que evitar o dano é mais econômico. Estas águas fartas hoje e puras ainda, servirão para o abastecimento público metropolitano ainda neste século. Razão pela qual a qualidade e quantidade das águas , cujas fontes estão nas bordas planálticas não devem ser impactadas irreversivelmente. Vejam o que estamos protegendo:

    http://network.earthday.net/photo/photo/slideshow?albumId=1734264:Album:99644


    --------------------------------------------------------------------------------

    22 Março de 2010- Salve a Bacia do Caçador! Todos vivemos rio abaixo. Para o benefício comum, proteger as fontes d´água da contaminação é dever de todos. Não se pode deixar esta responsabilidade apenas nas mãos do governo. Prevenir é mais econômico ( ONU, 2010)

    O Centro de Referência do Movimento da Cidadania pelas Águas Florestas e Montanhas Iguassu Iterei, , celebra in situ e globalmente pela web, o Dia Mundial da Água 2010, difundindo virtualmente a campanha da ONU-AGUA e as ações emblemáticas do movimento pela Duplicação Sustentável da Br116-SP para SALVAR A BACIA DO CAÇADOR: nas cabeceiras da Serra do Mar, recobertas pela Mata Atlântica remanescente. As ações da sociedade civil em prol das alternativas sustentáveis para a Duplicação da BR-116 na Serra estão respaldadas em pareceres técnicos, científicos e jurídicos de conceituados especialistas . As ações do Centro de Referência celebrando o DIA MUNDIAL DA AGUA 2010 visam pedagogicamente dar conhecimento público do que tem sido feito , em prol da Água latu sensu , no que tange a qualidade e a quantidade , tanto globalmente como especificamente nesta Serra, para garantir a salvaguarda da Terra para a presente e futuras gerações. A campanha do CR MCPA FM Iguassu Iterei dá continuidade às realizadas desde 1998 no DIA MUNDIAL DA AGUA .
    Conforme, Léa Corrêa Pinto, coordenadora de Iguassu Iterei, a presente contribuição está amparada nos princípios do conhecimento e informação , da participação, da precaução e da prevenção, que são essenciais quando se lida com a mudança de clima , a importânica de se evitar a poluição da água, elemento essencial à vida, a perda acelerada da biodiversidade , as crises da água do mundo e o lobby pela flexibilização global da legislação ambiental .

    http://s.lourencinho.sites.uol.com.br/2010wwd/1.htm
    http://s.lourencinho.sites.uol.com.br
    http://s.lourencinho.sites.uol.com.br/2010wwd/Amyra.htm

    ResponderExcluir